- Os resultados do DALY 2–UE mostram que o autoleucel de zamtocabtageno (zamto–cel) demonstrou superioridade clinicamente significativa em relação à quimioimunoterapia em pacientes com linfoma de células B grandes recidivante/refratário (r/r LBCL)1
- O Zamto–cel foi bem tolerado na maioria dos pacientes. O estudo DALY 2–UE incluiu uma população de estudo de alto risco, caracterizada por idade avançada e doenças de alto risco
- Um tempo de fabricação de 12 dias resultou em um tempo de veia a veia de 14–16 dias, reduzindo a probabilidade de terapia de ponte.
BERGISCH GLADBACH, Alemanha, Dec. 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A Miltenyi Biomedicine divulgou hoje os resultados do estudo DALY 2–EU que avalia a eficácia e a segurança do zamtocabtagene autoleucel (zamto–cel) em comparação com a quimioimunoterapia padrão (R–GemOx ou Pola–BR) em pacientes com linfoma de células B grandes de segunda linha, recidivante ou refratário (r/r LBCL) inelegíveis para transplante devido à idade, comorbidades ou outras razões médicas.
A análise primária mostrou que o zamto–cel demonstrou superioridade clinicamente significativa à quimioimunoterapia (R–GemOx) em pacientes inelegíveis para transplante com alto risco de progressão rápida da doença.1 Esta população do estudo foi caracterizada por idade mais avançada e doença de alto risco: com idade média de 74 anos, 57% dos pacientes com alto Índice Prognóstico Internacional (IPI≥ 3) e 67% com doença em estágio III/IV. O Zamto–cel foi bem tolerado nesta população predominantemente mais velha e de alto risco.1
O Dr. Peter Borchmann, pesquisador principal do estudo DALY 2–EU e Diretor Médico Assistente do Departamento de Hematologia e Oncologia do University Hospital of Cologne, Alemanha, disse: “O Zamto–cel demonstrou superioridade clínica e estatisticamente significativa ao R–GemOx em pacientes inelegíveis para transplante com doença de alto risco, aumentando a sobrevida sem eventos, mantendo um perfil de tolerabilidade favorável. Esses resultados destacam o potencial do zamto–cel como uma nova opção de tratamento importante para uma população de pacientes clinicamente vulneráveis com opções terapêuticas limitadas.”
O Dr. Toon Overstijns, Diretor Executivo da Miltenyi Biomedicine, disse: “Os resultados do DALY 2–EU são um marco importante para o nosso compromisso com o avanço das terapias celulares e genéticas. Zamto–cel – o primeiro CD20–CD19 em tandem (dirigido), terapia com células CAR–T não criopreservadas – demonstrou benefício clínico significativo com eficácia e segurança promissoras, aproximando–nos de fornecer opções de tratamento muito necessárias para pacientes com linfomas de alto risco.”
- O Zamto–cel é a primeira terapia celular com receptor de antígeno quimérico T (CAR–T) não criopreservado CD20–CD19 (direcionado) em tandem. Os principais mecanismos para recidiva após tratamentos com terapias de células CAR–T direcionadas ao CD19 são a persistência limitada das células CAR–T, inibição da função das células CAR–T e escape de antígeno imunológico CD19. Para minimizar o risco de recaída devido ao escape do antígeno CD19, o zamto–cel utiliza o direcionamento duplo do antígeno CD20 e CD19. O Zamto–cel tem um tempo de fabricação de 12 dias, resultando em um tempo de veia a veia de 14 a 16 dias e reduzindo a probabilidade da terapia de ponte
DALY 2–EU – Resultados primários 1
No ponto de corte dos dados, os pacientes foram distribuídos aleatoriamente para receber zamto–cel (n=82) ou R–GemOx/PolaBR (n=86). O estudo permitiu o cruzamento, 29 pacientes receberam zamto–cel após falha em alcançar uma resposta com R–GemOx (n=28) ou Pola–BR (n=1)
Resultados da eficácia (avaliados pelo comitê de revisão independente cego (BIRC))
- A sobrevida sem eventos (EFS) mediana do zamto–cel foi de 6,2 meses (IC95% 3,8–13,8) em comparação com 2,5 meses (IC95% 2,0–3,3) do R–GemOx (HR 0,39; IC95% 0,27–0,58; p<0,0001).
- A sobrevida sem progressão mediana (PFS) foi significativamente mais alta com o zamto–cel aos 8,5 meses (IC95% 3,8–16,8) em comparação com 3,3 meses (IC95% 2,0–3,8) do R–GemOx (HR 0,43 [IC95% 0,28–0,65]; p<0,0001).
- Na população com intenção de tratamento (ITT), a taxa de resposta geral (ORR) foi de 72% com uma taxa de resposta completa (CRR) de 54% do zamto–cel em comparação com 45% de ORR e 14% de CRR do R–GemOx.
Resultados de Segurança 1
O Zamto–cel foi bem tolerado nesta população de pacientes idosos com alto risco
- Foi relatada síndrome de liberação de citocinas (CRS) de grau ≥ 3 em 4 pacientes (5,3).
- A Síndrome de neurotoxicidade associada a células efetoras imunes de grau 3 (ICANS) ocorreu em 1 paciente (1,3%).
Sobre o DALY 2–EU2
O DALY 2–EU (NCT04844866) é um estudo principal, randomizado, multicêntrico, aberto de Fase II conduzido em 12 países dentro da UE, que avalia a segurança e eficácia das células T autólogas geneticamente modificadas que expressam receptor de antígeno quimérico específico anti–CD20 e anti–CD19, zamtocabtageno autoleucel (zamto–cel), em comparação com quimioimunoterapia (CIT), (rituximabe, gencitabina e oxaliplatina (R.GemOx)) ou polatuzumabe vedotina mais bendamustina/rituximabe (Pola–BR)), como uma terapia de segunda linha para linfoma primário de células B grandes recidivante/refratário (r/r LBCL). Até onde sabemos, é o único estudo randomizado de CAR–T nesta população de pacientes até o momento.
Pacientes adultos elegíveis com LBCL r/r refratários ou recidivantes dentro de 24 meses a partir do início do tratamento de primeira linha, receberam pelo menos uma antraciclina e um regime contendo rituximabe, sendo inelegíveis para um transplante de células–tronco.
Os participantes foram randomizados 1:1 para receber zamto–cel ou CIT (R–GemOx/Pola–BR). O Zamto–cel foi administrado como uma infusão única não criopreservada com uma dose de 2,5 x 10^6 células T transduzidas por CAR por kg de peso corporal após linfodepleção com fludarabina e ciclofosfamida. Os pacientes randomizados para o braço comparador receberam R–GemOx ou Pola–BR.
O objetivo primário do estudo é a sobrevida sem eventos (EFS) avaliada por um comitê de revisão independente cego (BIRC), definido como o tempo desde a randomização até a progressão objetiva da doença, falha em atingir uma resposta parcial (PR) ou resposta completa (CR) na ou além da Semana 8, levando a uma nova terapia anti–linfoma ou morte por qualquer causa. Os desfechos secundários incluem sobrevida sem progressão (PFS), melhor taxa de resposta completa (CRR), duração da resposta completa (DOR) e sobrevida global (OS).
Esses dados serão relatados como parte de uma análise provisória pré–planejada da EFS após um acompanhamento médio de 17 meses. Análises adicionais são planejadas com períodos de acompanhamento mais longos e apresentação em reuniões futuras.
Os resultados do DALY 2–UE foram divulgados após publicações anteriores do zamto–cel em outras indicações e populações, incluindo:
- DALY II USA (NCT04792489), um estudo multicêntrico, aberto, de Fase II de braço único de zamto–cel em pacientes com r/r DLBCL após pelo menos duas linhas anteriores de tratamento, incluindo anticorpo monoclonal anti–CD20 e regime contendo antraciclina e doença mensurável por classificação de Lugano 2014. A ORR na população de pacientes avaliáveis (n=59) avaliada por um Comitê Independente de Radiologia foi de 72,9% (IC 95%, 59,7–83,6) com uma CRR de 49,2% (IC 95%, 35,9–62,5).
- No ensaio clínico DALY II USA, foi aberta uma coorte dedicada para linfoma do sistema nervoso central r/r. Nesta coorte de 16 pacientes, os dados mostraram uma taxa de resposta geral de 80% e 100% e uma taxa de resposta completa de 50% e 100% no PCNSL (linfoma primário do SNC) e SCNSL (linfoma secundário do SNC), respectivamente.
- O Zamto–cel está sendo explorado no linfoma de células do manto r/r (MCL) e na transformação de Richter r/r (RT)
Sobre o zamtocabtagene autoleucel (zamto–cel)
Zamto–cel é uma terapia de células T de receptor de antígeno quimérico autólogo (CAR) de investigação projetada para direcionar CD20 e CD19. Ele está sendo estudado em ensaios clínicos para o tratamento de malignidades de células B recidivantes ou refratárias, incluindo linfoma de células B grandes (LBCL), linfoma de células B grandes difusas (DLBCL), linfoma primário e secundário do sistema nervoso central (SNC), linfoma de células do manto (MCL), transformação de Richter (RT) e outras neoplasias de células B.
O Zamto–cel é fabricado na plataforma proprietária da Miltenyi, um sistema fechado e automatizado. O tempo de fabricação de 12 dias resulta em um tempo de veia a veia de 14–16 dias, reduzindo a necessidade de terapia de ponte e aumentando a capacidade de recebimento de terapia celular em pacientes de alto risco com necessidades terapêuticas urgentes. Sua formulação não criopreservada elimina as etapas e os custos logísticos da criopreservação.
Sobre a Miltenyi Biomedicine
A Miltenyi Biomedicine está empenhada em tornar tratamentos inovadores contra o câncer e terapias regenerativas acessíveis a pacientes com doenças graves. Com sua tecnologia de ponta, a empresa inova de forma independente para lidar com cânceres de sangue difíceis de tratar e utilizar o potencial da tecnologia CAR para transformar o atendimento ao paciente. A Miltenyi Biomedicine está pesquisando seu primeiro ativo de terapia celular.
Sobre a Miltenyi Biotec
A Miltenyi Biotec é líder global em tecnologias e serviços inovadores para terapias celulares e genéticas específicas de pacientes, transformando descobertas científicas em tratamentos práticos para medicina personalizada. Com mais de 35 anos de experiência, a empresa apoia descobertas biomédicas e as traduz em aplicações clínicas, aumentando o acesso dos pacientes a novas terapias. A Miltenyi Biotec, com suas soluções integradas, e fábricas de células com certificação GMP, fornece orientação especializada para desenvolvedores de terapias de forma eficiente, desde o desenvolvimento do processo até a comercialização por meio da sua divisão CDMO global da Miltenyi Bioindustry.
Contact
Miltenyi Biomedicine
Jasmine Oberwalleney
Friedrich–Ebert–Strasse 68
51429 Bergisch Gladbach, Alemanha
[email protected]
Referências
- Borchmann P, et al. Zamtocabtagene–autoleucel, a tandem CD20–CD19 directed CAR–T cell therapy as second–line treatment for Relapsed/Refractory large B–cell lymphoma: primary analysis of the randomized pivotal DALY 2–EU study. Presented at American Society of Hematology (ASH) Annual Meeting. Abstract #abs25–738.
- ClinicalTrials.Gov. Efficacy and Safety of MB–CART2019.1 vs. SoC in Lymphoma Patients (DALY 2–EU). Disponível em: https://clinicaltrials.gov/study/NCT04844866. Acessado em setembro de 2025
MAT–GL–ZA–0003
Data da Redação: Dezembro de 2025

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001143511)


